No tratamento dos Transtornos Mentais Específicos (aqueles diagnosticáveis), o trabalho é geralmente é feito em conjunto pelo Psicólogo e pelo Médico Psiquiatra. Embora alguns transtornos possam ser tratados isoladamente por um ou por outro – especialmente quando são pouco graves –, existem fortes evidências de que a combinação dos dois tratamentos é mais efetiva, com resultados mais rápidos e duradouros. Para transtornos moderados e graves, em geral, o trabalho precisa necessariamente ser desenvolvido em conjunto.

Nas ocasiões em que o cliente deseja conquistar metas pessoais, mas não possui nenhum transtorno mental específico, o trabalho geralmente é desenvolvido apenas pelo Psicólogo. Nestas condições normalmente não há a necessidade de se fazer uso de medicamentos.

Exemplos de Transtornos Mentais Específicos são: os Transtornos de Humor (Depressão e Transtorno Bipolar), os Transtornos de Ansiedade (Pânico, Fobias, Estresse-Pós-Traumático, Ansiedade Generalizada, etc.), os Transtornos Obsessivo-Compulsivos, os Transtornos Alimentares (Bulimia, Anorexia, etc.), entre outros. São Transtornos Mentais todos os problemas de comportamento listados pelo DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, organizado pela Associação Psiquiátrica Americana) e pela área destinada a eles no CID 10 (Código Internacional de Doenças, organizado pela Organização Mundial da Saúde).

Exemplos de metas que também podem motivar a busca pela ajuda de um psicólogo, são: construir relacionamentos sociais ou amorosos de qualidade, encontrar um trabalho satisfatório, tornar-se mais produtivo, economizar dinheiro para alguma coisa (ex.: viajar, comprar uma casa ou um carro, etc.), emagrecer, viver uma vida com mais sentido, entre outras. São metas pessoais todas as conquistas que uma pessoa almeja para sua vida.

Se você ainda estiver em dúvida sobre qual profissional buscar primeiro, comece pelo que for mais fácil para você. A razão para isso é muito simples:  tanto o psicólogo quanto o psiquiatra farão o encaminhamento um ao outro caso seja necessário.