Turma 2 – Programa de Maestria em Terapia Comportamental Dialética: Prática Deliberada, Teoria e Supervisão (Novos Alunos)

A partir de: R$400,00 / mês em 10 meses.

A Terapia Comportamental Dialética é conhecida por ser uma terapia complexa em razão da imensa quantidade de informações, modos de tratamento, competências clínicas (de avaliação, intervenção, estilo terapêutico e outras) que o terapeuta precisa dominar e da grande variedade de habilidades ensinadas aos pacientes. É difícil se localizar em meio a tantas coisas. E é por isso que tantas pessoas se sentem confusas ao aprender DBT.

Mas existem alternativas.

A Prática Deliberada é uma estratégia baseada em evidências para desenvolver competências e refinar a performance em atividades complexas de uma forma confiável e efetiva. Ela combina quantidade e qualidade de tempo dedicadas à prática de competências específicas de uma forma estruturada, em um ciclo mais ou menos assim:

  • Observação do próprio comportamento;
  • Feeedback de um expert;
  • Definição de metas específicas, apenas um pouco mais complexas do que o nível atual de habilidade do aprendiz;
  • Prática repetida de competências específicas;
  • Avaliação contínua do desempenho.

Parece incrível, não é?

Só que o Programa de Maestria vai além. Nos inspiramos no Laboratório de Habilidades em Terapia de Aceitação e Compromisso (LabACT) promovido por nosso parceiro Raul Manzione.

Além de um Programa Completo de Prática Deliberada em DBT, o Programa de Maestria te oferece TAMBÉM uma Formação Teórico-Conceitual Completa em Terapia Comportamental Dialética.

Inscreva-se agora e aproveite!

  • Novos Alunos: se você não está matriculado(a) na Ello Plus.
  • Alunos Ello Plus: se você já está matriculado(a) na Ello Plus.
Limpar

Descrição

Uma característica central da Prática Deliberada é a Aprendizagem Baseada em Simulações de situações parecidas com as que acontecem na vida real, ajustadas ao nível de habilidade do aprendiz, mas que mimetizem desafios realistas da prática. Por exemplo, cirurgiões em treinamento são expostos à simulação de complicações cirúrgicas durante a Prática Deliberada. Psicólogos em Treinamento são expostos a desafios clínicos que envolvem Comportamentos que Interferem na Terapia, manejo de situações difíceis, entre outras.

A ideia é que o aprendiz adquira experiência em um ambiente psicológico relativamente similar ao da Prática como terapeuta, com a supervisão de um professor treinado capaz de auxiliar no desenvolvimento das competências necessárias para superar estes desafios. Desta forma, o aprendiz pode desenvolver consistência, flexibilidade e segurança na aplicação de cada competência clínica.

 


Uma analogia para entender melhor a Prática Deliberada

Aprender Competências Clínicas através da Prática Deliberada é parecido com aprender a tocar um instrumento musical, como o violão. O aprendiz treina separadamente cada acorde, as combinações entre os acordes e a transição entre eles. Ele treina uma coisa por vez:

  1. Primeiro aprende a fazer um acorde
  2. Depois disso, aprende a fazer outro acorde 
  3. Depois disso, aprende a fazer a transição entre os acordes 
  4. Depois disso, aprende a combinar os acordes de diferentes formas
  5. Depois disso, pratica aquelas combinações em diferentes músicas, ritmos e situações.

Todo este processo acontece com a supervisão de um treinador que fornece feedback e define objetivos de aprendizagem bastante específicos.

  1. Nos Passos 1 e 2 descritos acima, o objetivo é apenas fazer o acorde treinado. Esse acorde é praticado diversas vezes, com supervisão do professor que fornece feedback, orientação e enfatiza os aspectos efetivos do comportamento do aprendiz.
  2. No passo 3, o objetivo é apenas conseguir fazer a transição entre os acordes. A prática segue o mesmo processo descrito para o objetivo anterior.
  3. No passo 4, o processo se repete: o objetivo do aprendiz é apenas aprender combinações entre os acordes, portanto, ele pratica diferentes combinações recebendo o mesmo tipo de assistência recebida nos objetivos anteriores.
  4. No passo 5, o mesmo processo se repete.

Essa forma de aprender é totalmente diferente do que acontece nos “cursos normais”. Na maioria dos cursos, o professor apenas fornece instruções ao aluno, às vezes até demonstra a competência clínica ou descreve casos clínicos, metáforas ou analogias e o aluno precisa treinar por si próprio.

Em muitos cursos até existem práticas, mas o aluno precisa executar sozinho, nestas práticas, diversas competências clínicas que ainda não dominou. Isso aumenta muito a insegurança, a imprecisão no uso da competência clínica e a dificuldade para aplicá-la na vida real, nas situações em que não a treinou diretamente.  Além disso, nem sempre o treinador oferece feedback adequado, com o nível de especificidade necessário para que o aprendiz saiba exatamente o que está funcionando e o que não está funcionando na competência clínica treinada.

Voltando à analogia, é como se o aprendiz precisasse treinar a transição entre os acordes de uma música sem ter dominado cada acorde individual. Dominar cada acorde individual envolve conseguir executá-lo no violão com precisão e fluidez.

Além deste treinamento consistente, a Prática Deliberada envolve ensinar aos aprendizes as habilidades de autoavaliação não julgadoraOs feedbacks do Treinador são combinados com fichas de prática especialmente desenhadas para que o aluno aprenda a observar o próprio comportamento e identificar os pontos fortes e os pontos a melhorar em sua execução da competência clínica.

Esta estrutura favorece tanto o aumento do autoconhecimento como terapeuta, quanto o manejo efetivo dos julgamentos sobre o próprio desempenho que tanto assustam e trazem sofrimento aos psicólogos clínicos.

Treinar desta forma cria um contexto em que o aprendiz domina cada competência clínica individual, como combiná-la e transitar entre ela e outras competências de uma forma tão consistente que ele se torna capaz de utilizá-la de improviso, em situações não previstas, da mesma forma que o violonista conseguiria improvisar acordes ao tocar uma música que ainda não conhecia.

O improviso não envolve “inventar coisas” ou agir de forma aleatória. Diferente disso, envolve ser capaz de executar competências clínicas bem treinadas em diferentes condições, adaptá-las, combiná-las de diferentes formas e ter fluidez na sessão assim como um músico habilidoso faz ao tocar uma nova canção. 

Prática Deliberada é um método baseado em evidências capaz de proporcionar esse tipo de aprendizagem. Este é o primeiro curso brasileiro totalmente baseado em Prática Deliberada.

Claro, você já deve ter feito outros cursos que tem roleplays ou outros exercícios práticos. Porém, o Programa de Maestria é o primeiro curso brasileiro inteiramente baseado na Prática Deliberada.

E mais!

Em razão de particularidades da cultura brasileira, o treinador adicionou elementos que você não encontraria em um curso como estes no exterior. 

  1. Acesso às aulas do Curso de Formação em DBT disponível na Ello + para que você possa adquirir ainda mais domínio teórico-conceitual. Dizendo de outro modo, você terá acesso a tudo o que você teria se estivesse assistindo a uma formação comum.
  2. Se você se matricular como Trainee, você receberá feedbacks escritos indicando quais competênicas clínicas precisa praticar mais.
  3. Construção do Plano de Aprendizagem Continuada. Ao terminar o curso, os Trainees recebem apoio do treinador para construírem um Plano de Aprendizagem descrevendo quais competências precisam seguir praticando com mais ênfase e como praticá-las através da Prática Deliberada.

Isso significa que você terá um curso ainda mais completo do que a Prática Deliberada “sozinha”.  O objetivo é que você aprenda de verdade como se faz DBT.


Ao final do curso, o que você terá aprendido?

Ao final do curso, caso você participe ativamente das atividades propostas, espera-se que você seja capaz de:

  1. Utilizar as Competências Nucleares em DBT treinadas no curso
  2. Avaliar como pode implementar DBT em sua prática clínica mais ampla
  3. Utilizar as Competências Clínicas da DBT com pacientes com problemas variados
  4. Descrever a teoria, a pesquisa e as competências clínicas necessárias para atuar em DBT
  5. Aplicar os princípios da Prática Deliberada para continuar aprendendo após o curso.

 


Formato do Curso

O curso oferece uma estrutura ampla de aprendizagem, elaborada para oferecer a cada aluno a experiência mais efetiva possível. Grande parte dele se baseia no programa descrito no livro Deliberated Practice in Dialectical Behavior Therapy (Boritz et al, 2023) sem, no entanto, se restringir ao que os autores propõe.

Foram adicionados diversos elementos relevantes para a formação dos Psicólogos brasileiros. Nós lidamos com uma ampla variedade de demandas, comorbidades e complexidades socioculturais que são diferentes das enfrentadas pelos profissionais que participaram das pesquisas sobre a Prática Deliberada em DBT. Um curso que tem como objetivo te ensinar de verdade as competências clínicas precisa levar isso em consideração. 

Conheça a estrutura:

Workshops Focais

Cada workshop focal tem 1hr30 mins de duração dedicadas à refinamento e discussão da aplicação dos conceitos e da pesquisa em DBT à prática clínica com pacientes reais. Os Workshops focais acontecem junto aos encontros do LCDBT. Nestes workshops acontecem discussões de textos indicados pelo treinador com enfoque na aplicação daquele conhecimento à prática clínica de cada participante.

Laboratório de Competências em DBT (LCDBT)

Cada LCDBT é composto por 1hr30mins dedicados à prática de uma Competência Clínica específica em DBT. As práticas acontecem através de exercícios de simulação de situações clínicas (role plays) estruturados propostos no manual Deliberated Practice in Dialectical Behavior Therapy (Boritz et al, 2023). Você não precisa adquirir este livro.

Objetivos dos LCDBT

  1. Ter a oportunidade de assistir demonstrações de como utilizar as Competências Clínicas nuclerares em DBT.
  2. Treinar e desenvolver as Competências Nucleares em DBT e a confiança para sua aplicação com pacientes reais
  3. Fornecer um espaço seguro para experimentar e treinar diferentes intervenções terapêuticas, sem riscos de punição ou julgamento por cometer erros (sem nada a temer);
  4. Fornecer oportunidade para explorar e praticar diferentes estilos terapêuticos, de modo que os participantes possam descobrir seu próprio estilo terapêutico.
  5. Observar e discutir modelos de intervenção em DBT apresentados pelo treinador (role plays de demonstração).

Os encontros da LCDBT são muito mais do que supervisão. São um treinamento formal e estruturado de competências clínicas relevantes em DBT. As práticas são elaboradas de forma que o grau de complexidade pode ser ajustado de acordo com o nível de habilidade de cada aprendiz (ex.: iniciante, intermediário, avançado, pós-avançado).

O processo se parece com a habilidade de Construir Maestria, descrita por Linehan (2018). O treinador prepara a prática de modo que você possa treinar a competência clínica indo “um pouco além” de seu nível atual de domínio dela, com apoio do treinador, de forma que (1) você aumente seu domínio e (2) sua confiança na execução. Ao domíná-la, você pode optar por aumentar um pouquinho mais a complexidade da situação e assim por diante, sempre com suporte e feedback dos treinadores. 

Plano de Consolidação da Aprendizagem

Para cada módulo, os alunos receberão um Plano de Ação para Consolidação da Aprendizagem que inclui leituras e pelo menos 1(uma) hora de Prática da Competência Clínica com um colega do curso a cada semana.

Nas práticas, os participantes repetirão os exercícios treinados no LCDBT do módulo anterior. Como o Treinador não estará presente para avaliar o desempenho e fornecer feedback, os participantes preencherão dois formulários enquanto treinam em conjunto: um para ajudar a elaborar o feedback para o colega, e outro para se autoavaliar.

Recomenda-se que você adquira os livros Terapia Cognitivo-Comportamental para o Transtorno da Personalidade Borderline (Linehan, 2010)Aplicando a Terapia Comportamental Dialética (Koerner, 2020) para a realização das leituras recomendadas. Leituras adicionais correspondem a artigos que serão disponibilizados ao longo do treinamento.

Laboratório de Prática Psicoterápica (LPP)

Os participantes terão 2 encontros especialmente dedicados à simulação de sessões completas. Diferente do que acontece nos encontros estruturados do LCDBT, o Laboratório de Prática Psicoterápica (LPP) transcorre da mesma forma que uma Sessão de Psicoterapia real transcorreria – sem estrutura previamente definida. A carga horária das LPPs também é maior.

Cada encontro tem 4 (quatro) horas/aula dedicadas à simulação, análise e mais práticas de atendimento clínico realista com a supervisão do professor.

Objetivos

  1. Treinar as Competências Nuclerares em DBT de maneira responsiva e flúida, integrando as diferentes competências em situações realistas da clínica.
  2. Experimentar e treinar a Tomada de Decisão Clínica em um cenário realista, sem pré-definição de quais habilidades devem ser praticadas.
  3. Descobrir e explorar o próprio estilo terapêutico.
  4. Experimentar e receber orientação para manejo dos desafios característicos de um atendimento real.

As simulações serão feitas com diferentes níveis de complexidade, assim como acontece nos LCDBT. Cada participante fará a simulação de acordo com o nível de complexidade que desejar. Durante a simulação é possível aumentar ou reduzir a complexidade, dependendo apenas da livre manifestação da vontade do Trainee.

Tarefas Escritas

Os participantes serão solicitados a fazer duas tarefas escritas. A primeira, no meio do curso, irá explorar o domínio que o participante adquiriu sobre a teoria e a pesquisa em DBT. A segunda, ao final do curso, envolve construir uma Formulação de Caso e um Plano de Tratamento.

Autoavaliação

Ao final de cada metade do curso, os participantes farão uma autoavaliação para que possam identificar as habilidades e conhecimentos em que melhor se desenvolveram e quais precisam de mais aperfeiçoamento.

Plano de Aprendizagem Continuada

Ao final do treinamento, após a autoavaliação, os participantes se reunirão com o treinador para a construção de um plano formal e estruturado de aprendizagem continuada. O plano é individual. Cada aluno receberá apoio para definir os passos necessários para refinar as competências que precisam de mais aperfeiçoamento.


Avaliação de Aprendizagem dos Trainees

Ao participar como Trainee, você tem a opção de receber um certificado atestando que você foi aprovado em avaliações teórico-conceituais e práticas de suas competências clínicas em DBT. As avaliações serão conduzidas pelos treinadores e por um professor convidado ao longo de todo o processo e pelos treinadores e outros dois  professores convidados com ampla e reconhecida expertise em DBT nos encontros do Laboratório de Prática Psicoterápica.

Esse processo de avaliação contínua e prática, feita por diversos experts, garante mais credibilidade a seu certificado por atestar que você não apenas fez o curso, como também que demonstrou o domínio das competências clínicas relevantes ao longo e ao final do curso. Caso prefira não participar das avaliações, você pode receber o certificado de ouvinte

Sabemos que avaliações geram ansiedade, então, isso é levado em consideração. Você recebe apoio para manejá-la. 

E como funcionam as avaliações

Os Trainees serão avaliados em seu domínio teórico-prático através de sua participação nos Workshops Focais, proatividade para participar das práticas e domínio das competências nos LCDBTs e nos LPPs, na entrega das folhas de feedback do Plano de Ação Inter-Encontros, nas tarefas escritas do meio do curso e do final do curso e em uma prova final. Para aprovação, é necessário obter pelo menos 80% de aproveitamento em cada avaliação.

  • Em caso de reprovação, o Trainee pode refazer a avaliação do meio do curso e a avaliação final até duas vezes cada uma. Em caso de reprovação em todas as tentativas, o Trainee recebe o certificado de ouvinte.
  • As demais avaliações são construídas de forma colaborativa, com o treinador ouvindo a experiência do Trainee com a prática, dando feeback ao vivo e orientando para as práticas seguintes. Dificuldades para implementação das mudanças sugeridas devem ser discutidas com o treinador para obtenção do apoio necessário. Você não estará sozinho no processo.
  • Como você é acompanhada ao pelo treinador ao longo de todo o processo, você será preparada para as avaliações. Você recebe orientação sobre quais coisas precisa treinar e sobre como treinar o que é necessário. Estas recomendações oferecem ao Trainee a oportunidade de se aprimorar de maneira individual caso enfrente dificuldades específicas durante o processo.
  • O Trainee pode, também, optar por não fazer a avaliação e receber o certificado de ouvinte. Ainda assim, poderá participar de todas as práticas.

Em resumo, sao feitas as seguintes avaliações com os Trainees:

  • Proatividade dos Workshops Focais: a avaliação da proatividade considera a iniciativa para participação das práticas e a presença nos encontros ao vivo.
  • Domínio das Competências nos LCDBTs e nos LPPs: a avaliação do Domínio das Competências Clínicas é avaliada na prática a cada LCDBT e nos LPPs conforme os critérios descritos no manual Deliberated Practice in Dialectical Behavior Therapy (Boritz et al, 2023). A cada encontro, antes das práticas das competências clínicas, os participantes serão orientados sobre os critérios específicos de avaliação para cada competência. Além disso, receberão apoio para manejar a ansiedade relacionada a situação de avaliação.
  • Entrega das folhas de feedback: a avaliação pela entrega das folhas de feedback considera a evolução do aluno na capacidade de descrever comportamentalmente os comportamentos solicitados no formulário. Como descrever comportamentalmente é uma Competência Clínica em DBT, ela será treinada ao longo do curso e o critério de avaliação consiste em o aluno demonstrar que a está praticando.
  • Plano de Ação Inter-Encontros: a avaliação consiste (1) na entrega do formulário de feedback do Plano de Ação Inter-Encontros e na (2) descrição comportamental do que foi feito no encontro correspondente. Novamente, o critério utilizado envolve a evolução do aluno em sua habilidade.
  • Tarefas Escritas e Avaliações do Meio e Final do Curso: o aluno será avaliado em seu domínio teórico-conceitual, conforme proposto pelo manual Deliberated Practice in Dialectical Behavior Therapy (Boritz et al, 2023).

Avaliação de Aprendizagem dos Alunos Ouvintes

Alunos matriculados como ouvintes podem optar por fazer ou não fazer a avaliação do meio do curso e a avaliação final e utilizar o resultado delas como feedback formal do próprio desempenho.


BÔNUS ESPECIAL 1 – Acesso Gratuito ao Aprimoramento em DBT disponível na Plataforma Ello +

O acesso à formação é um bônus e, ao mesmo tempo, parte do Programa de Maestria. Considerando que o aprofundamento teórico-conceitual é necessário, assistir pelo menos 80% das aulas é obrigatório para a conclusão do curso.

BÔNUS ESPECIAL 2 – Comunidade Exclusiva do Programa de Maestria

À partir do primeiro dia de aulas do Programa de Maestria, você terá acesso à Comunidade Exclusiva de alunos do Programa de Maestria em DBT. É por lá que os informativos sobre o curso serão compartilhados, incluindo links de acesso às aulas, material e muito mais. Você pode conversas com outros alunos, combinar práticas, trocar material, interagir com os treinadores… ficar à vontade 😀

BÔNUS ESPECIAL 3 – Acesso à Comunidade do Whatsapp Ello plus

Você tem acesso à Comunidade do Whatsapp da Ello Plus, por onde você pode trocar ideias com muitos dos outros alunos da Ello, fazer e receber indicações, trocar material e muito mais.

BÔNUS 3: Formulários Clínicos em Word e PDF Editável

Você terá acesso a todos os formulários relevantes para as Competências Clínicas treinadas, como cartão diário, escalas de avaliação de risco de suicídio, plano de segurança e outros. Na formação em DBT você terá acesso a aulas sobre como utilizá-las!

OPCIONAL 1 – Desconto de 15% em todos os cursos da Ello (incluindo Ello Plus)

Ao se matricular no curso, você se torna nosso aluno e passa a ter acesso a todos os nossos cursos com 15% de desconto, incluindo a Ello + .

Na Ello Plus, com uma única assiantura, você pode cursar formação em Prática Baseada em Evidênicas, Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Comportamental Dialética; aprimoramento em Psicopatologia, cursos de certificação profissional em Psicofarmacologia, Terapia de Aceitação e Compromisso, Análise do Comportamento e muito mais!

Você ainda tem acesso a várias atividades ao vivo, como supervisões, mentorias, grupos de estudo e outras.

 


Público Alvo

Psicólogos, Estudantes de Psicologia e Psiquiatras interessados em Terapia Comportamental Dialética.

O curso se destina tanto a iniciantes, quanto a profissionais com estágios avançados de Treinamento Clínico. As práticas são estruturadas em diferentes níveis de complexidade, com critérios definidos para sua execução em cada nível:

  1. Iniciante
  2. Intermediário
  3. Avançado

A cada prática, tanto antes quanto durante a prática, você pode pedir para aumentar ou reduzir o nível de complexidade. Isso é importante porque, mesmo profissionais em estágios avançados de treinamento podem enfrentar dificuldades com competências clínicas específicas.

 


Cronograma do Programa de Maestria

  • Os encontros do Laboratório de Competências em DBT acontecem às terças-feiras, das 09:00 às 12:00 horas da manhã, nas datas descritas a seguir.
  • Os Laboratórios de Prática Psicoterápica também acontecerão às terças-ferias, porém, das 08:00 às 12:00 horas da manhã, nas dastas descritas a seguir.
  • Alterações na programação serão comunicadas através do grupo do whatsapp com todos os alunos do curso. O grupo será criado na semana de início do curso.
  • Alunos inscritos como Trainees (confira a descrição à seguir) devem participar ao vivo em pelo menos 80% das aulas ao vivo, incluindo LCDBT e LPP.

MÓDULO 1. Dia 21 de maio: Introdução à Terapia Comportamental Dialética: história, teoria, pesquisa, pesquisa e formulação de caso em DBT
Laboratório de Competências em DBT (LCDBT): Introdução aos Princípios da Prática Deliberada

MÓDULO 2. Dia 28 de maio: Desenvolvendo a Relação Terapêutica e Estabelecendo Agenda de Sessão
LCDBT – Exercício 1: Estabelecendo Agenda de Sessão

MÓDULO 3. Dia 04 de junho: Habilidades de Validação
LCDBT- Exercício 2: Estratégias de Validação

MÓDULO 4. Dia 11 de junho: Princípios da Aprendizagem e Reforço de Comportamentos Adaptativos
LCDBT- Exercício 3: Estratégias para Reforçar Comportamentos Adaptativos

MÓDULO 5. Dia 18 de junho: Avaliação do Problemas e Análise em Cadeia
LCDBT- Exercício 4: Estratégias para Avaliação do Problema e Análise em Cadeia

MÓDULO 6. Dia 25 de junho: Estratégias de Comprometimento
LCDBT Exercício 5: Estratégias para Evocar o Comprometimento

MÓDULO 7. Dia 02 de julho: Atividade Prática de Meio do Processo e Autoavaliação e Feedback. Laboratório de Prática Psicoterápica.
LPP- Exercício 14: Simulação de Sessão (6 horas/aula)

MÓDULO 8. Dia 09 de julho: Solução de Problemas e Análise de Soluções
LCDBT – Exercício 6: Estratégias para Envolver o Paciente na Solução de Problemas

MÓDULO 9. Dia 16 de julho: Treinamento de Habilidades em DBT
LCDBT- Exercício 7: Estratégias de Ensino de Habilidades

MÓDULO 10. Dia 06 de agosto: Modificação Cognitiva
LCDBT- Exercício 8: Aplicando Estratégias de Modificação Cognitiva

MÓDULO 11. Dia 13 de agosto: Exposição Informal às Emoções
LCDBT- Exercício 9: Procedimentos de Exposição Informal

MÓDULO 12. Dia 20 de agosto: Manejo de Crises
LCDBT Exercício 10: Estratégias de Manejo de Crises

MÓDULO 13. Dia 27 de agosto: Estratégias Dialéticas
LCDBT- Exercício 11: Estratégias para Promover Pensamento Dialético

MÓDULO 14. Dia 03 de setembro: Manejo de Ideação Suicida
LCDBT – Exercício 12: Prática de Manejo de Comportamento Suicida.

MÓDULO 15. Dia 10 de setembro: Atividade de Encerramento, Feedback e Autoavaliação
LPP- Exercício 14: Simulação de Sessão (6 horas/aula)

MÓDULO 16. Dia 17 de setembro: Construção do Plano de Aprendizagem Continuada
LCDBT- Exercício 13: Atividade de Construção do Plano de Atividade Continuada


Modalidades de Inscrição e Certificado

O investimento/ valor da inscrição é o mesmo nas duas modalidades de participação. 

Trainee

O Trainee tem direito a participação em todas as atividades do curso, incluindo as práticas do LCDBT e do LPP, bem como a receber feedbacks do professor. Caso atenda aos pré-requisitos listados acima, receberá um certificado atestando participado como Trainee e demonstrado Maestria em Terapia Comportamental Dialética – Nível 1, caso atenda aos pré-requisitos listados acima. Caso não atenda aos pré-requisitos, receberá o certificado de conclusão de curso como ouvinte.

  • É importante destacar que cada participante recebe suporte e apoio durante todo o programa. A única forma de não atender aos pré-requisitos e não realizar as atividades recomendadas.
  • Considerando que um dos critérios para conclusão consiste em assistir a pelo menos 80% das aulas do curso de Formação em DBT, no certificado do Trainee constarão as informações de que ele concluiu o “Curso de Formação em DBT – Programa de Maestria em Terapia Comportamental Dialética: Prática Deliberada, Teoria e Supervisão, atendendo a todas as exigências para a obtenção de certificado na modalidade de Trainee“.

Ouvinte

Ouvintes tem direito às atividades teórico-conceituais do curso e a assistir as práticas do LCDBT e do LPP. A diferença é que os ouvintes apenas assistem aos role plays, mas não exercem papel de paciente ou terapeuta, tão pouco recebem feedback dos professores. Ainda assim, podem tirar todas as suas dúvidas e discutirem o que observarem nos role-plays. Os ouvintes recebem o certificado de conclusão de curso como ouvintes.

  • O ouvinte também tem acesso à Formação em DBT, porém, é dispensado da exigência de assistir a pelo menos 80% do curso de formação em DBT disponível na Ello Plus.
  • Caso conclua o curso o curso de Formação em DBT disponível na plataforma, no certificado constarão as informações de que ele “Concluiu o Curso de Formação em DBT na modalidade de Ouvinte” . 

Presença e Disponibilidade da Gravação

  • A participação ao vivo em pelo menos 80% dos encontros do LCDBT e LPP é obrigatória para todos os alunos do Programa de Maestria matriculados como Trainees. A participação ao vivo é necessária para que seja possível treinar as habilidades. Todos os trainees tem acesso à gravação dos encontros para revisão das aulas.
  • Alunos matriculados como ouvintes tem opção de participar ao vivo ou assistir as gravações. A presença ao vivo não é obrigatória para os ouvintes. Ainda assim, é vantajosa porque embora não façam as práticas, podem participar das discussões, tirar dúvidas e observar as práticas.
  • Os Ouvintes podem participar das práticas caso hajam vagas.

Carga Horária

170 horas/aula.

Por que fazer ESTE curso?

  1. As aulas são focadas na articulação direta entre teoria e prática AO VIVO, com a SUPERVISÃO de dois profissionais treinados e com experiência em DBT.
  2. Cada aula é focada na prática deliberada de UMA HABILIDADE NUCLEAR ESPECÍFICA. Nada de ouvir um monte de uma coisa de uma só ver e sair confusa da aula. Você vai treinar UMA COISA DE CADA VEZ! E vai treinar muito cada coisa, para consolidar bastante!
  3. Primeiro você ASSISTE a habilidade clínica sendo demonstrada por um expert em DBT. Depois você participa de uma discussão sobre aquela habilidade clínica. Depois você treina aquela habilidade clínica repetidamente, recebe feedback, aplica o feedback, treina mais, e mais, e mais, e pode tirar todas as suas dúvidas o quanto quiser!
  4. Você é acompanhada MUITO DE PERTO por dois experts em DBT. Pode tirar todas as suas dúvidas ali na hora ou, se preferir, através da plataforma.
  5. As práticas acontecem em um ambiente seguro. Você pode se arriscar, pode errar, sem risco de ser julgada pelos treinadores. É em um ambiente livre de julgamentos que a aprendizagem ocorre.
  6. Os feedbacks são extremamente descritivos e específicos. Os treinadores te dizem, e mais, te demonstram exatamente o que você está fazendo que te aproxima dos critérios de efetividade da habilidade e o que você etá fazendo que te distancia deles. Não tem como não aprender!
  7. Aulas ao vivo estrategicamente planejadas para serem leves, curtas e objetivas. Cada aula ao vivo tem até três horas de duração para reduzir as chances da fadiga prejudicar seu aprendizado. Estas três horas são divididas entre debate e atividades práticas. Nada daquelas aulas longas, de 8 ou 12 horas em um final de semana.
  8. Você tem a opção de receber um certificado atestando que você aprendeu e demonstrou as competências clínicas ensinadas conforme a avaliação do professor e dois experts convidados.
  9. Um fórum exclusivo para interagir com seus colegas de curso, construir redes de relacionamento/networking, trocar material e muito mais. Este fórum será aberto próximo à data de início do curso. Até lá, as comunicações acontecem através de uma comunidade fechada da formação em que só os administradores podem enviar mensagens.
  10. Muito Material de estudo complementar
  11. Você tem dois anos de acesso ao conteúdo e, esgotado este prazo, basta entrar em contato com nossa equipe para pedir extensão de seu período de acesso
  12. Você tem suporte integral de nossa equipe ao longo de toda a formação e depois dela (já que você passa a fazer parte de nossa comunidade de alunos).

Os Treinadores

Coordenador/ Treinador – Esequias Caetano (CRP 04/ 35023)

Possui Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/ Washington), em DBT PE (DBT Brasil/ São Paulo) e em DBT PTSD (DBT Brasil/ DBT Latino América ). É Treinador de DBT em Treinamento pelo Behavioral Tech. É especialista em Terapia Comportamental (ITCR/Campinas) e em Neurociências e Comportamento (PUCRS/Porto Alegre), possui Treinamento Intensivo em Ativação Comportamental (IACC Sul/Curitiba), Formação em Prática Baseada em Evidências (InPBE/ São Paulo) e em ACT e FAP (Instituto Continuum/ Londrina) .Possui ampla experiência na aplicação, ensino e supervisão em DBT e em outros tratamentos empiricamente sustentados. Desde 2015 se dedica ao estudo, aplicação e divulgação da abordagem. Em 2017 cursou o Treinamento Intensivo em DBT e, desde então, é mentor da formação oficial oferecida pelo Behavioral Tech – A Marsha Linehan Institute Training Company, além de ministrar aulas de DBT nos principais eventos científicos e cursos de formação e especialização do país. 

 

 

Co-Treinadora –  Isadora Ferreira (CRP 20/07042)

Psicóloga Clínica (UFAM), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (Cognitivo IWP). Possui Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (BTECH/Linehan Institute/DBT Brasil), Treinamento em Protocolo de Exposição DBT-PE para Transtorno de Estresse Pós-Traumático (DBT Brasil) e treinamentos específicos em Treinamento de Habilidades em DBT. Possui ampla experiência clínica e como treinadora de habilidades. .

 

Informação adicional

Modalidade

Novos Alunos – Ouvinte – 6 Parcelas, Novos Alunos – Trainee – 6 Parcelas, Novos Alunos – Ouvinte – 7 Parcelas, Novos Alunos – Trainee – 7 Parcelas, Novos Alunos – Ouvinte – 8 Parcelas, Novos Alunos – Trainee – 8 Parcelas, Novos Alunos – Ouvinte – 9 Parcelas, Novos Alunos – Trainee – 9 Parcelas, Novos Alunos – Ouvinte – 10 Parcelas, Novos Alunos – Trainee – 10 Parcelas

AGENDAR AVALIAÇÃO