Desde janeiro de 2014 um grupo cada vez maior de Psicólogos e instituições das mais diversas áreas tem aderido à campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo alertar a população brasileira para a importância de cuidar da saúde mental em seus mais diversos aspectos. Através de palestras, entrevistas, publicações e outras atividades de comunicação voltadas à comunidade, os envolvidos tem conseguido conscientizar um número cada vez maior de pessoas, de forma que uma série de entidades públicas e privadas também tem começado a contribuir com o movimento. Entre elas, destacamos o Centro de Atenção Psicossocial da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), que recebeu uma série de atividades ligadas à campanha, a prefeitura da cidade de Campinas/ SP, que incluiu o movimento em seu calendário oficial à partir de 2016 por meio de lei orgânica e a Secretaria de Saúde da cidade de Jaboticaba/ RS, que no mesmo ano, realizou diversas ações vinculadas à campanha.

janeiro-branco

As ações do Janeiro Branco também foram destaque em noticiários de vários locais do país, como o G1 Triângulo, com a matéria “Campanha ‘Janeiro Branco’ leva diversas atividades a Uberlândia”; o G1 Nacional, com a notícia “Campanha ‘Janeiro Branco’ chega ao hospital Galileu, na Grande Belém”; o portal (En)Cena, da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), com a matéria “Janeiro Branco: caminhada inaugura ações pela saúde mental”; o portal Conti Outra, com a matéria “Ansiedade e Depressão: saiba como a campanha Janeiro Branco pode ajudar” e vários outros. Em Patos de Minas, porém, a participação de empresas, instituições e profissionais da área da saúde ainda é discreta.

Pensando nisso, a Ello: Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento convida todos a participarem. É fácil, e ao aderir às atividades da campanha, o participante estará contribuindo para a construção de um mundo que proporcione mais saúde mental e qualidade de vida.

Como Participar?

Você pode acessar o site oficial da campanha Janeiro Branco através do link  http://www.janeirobranco.org/ para obter mais informações sobre a campanha, links com textos e notícias a respeito e algumas mídias para inclusão nas redes sociais e sites.

É possível, também, ter acesso a uma grande quantidade de banners e outras mídias para compartilhamento nas redes sociais através do Facebook da campanha. Para acessá-lo, clique no link https://www.facebook.com/campanhajaneirobranco/ ou busque por “Campanha Janeiro Branco” no mecanismo de pesquisa da rede social.

Ao longo do mês de janeiro a Ello: Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento também compartilhará mídias sobre o assunto em sua Fanpage https://www.facebook.com/ellopsi e em seu instagram @ellopsicologia. Siga as redes sociais indicadas para ter acesso ao material, que você pode reproduzir compartilhando em sua conta pessoal e contribuindo, desta forma, com a campanha.

 

Campanha Janeiro Branco alerta para necessidade de cuidados com a Saúde Mental
Classificado como:            

Deixe uma resposta