Suicídio – Vídeos e Materiais Didáticos Indicados

Suicídio – Vídeos e Materiais Didáticos Indicados

O suicídio é um fenômeno complexo e difícil de ser compreendido. Como tal, é cercado de mitos. A maioria das pessoas tem medo de falar sobre o tema – e com razão, já que também não é fácil lidar com a ideia de que alguém pode tirar a própria vida. Como consequência disso, a falta de informações acaba tirando a oportunidade de muitos de salvar vidas.

Tentando amenizar o problema, reunimos abaixo uma lista de textos, cartilhas e vídeos sobre o assunto. Todo o material apresentado foi cuidadosamente selecionado com base em sua confiabilidade e relevância. Ajude a divulgar. Você pode estar contribuindo para salvar vidas.

  • Artigo escrito por Esequias Caetano, Psicólogo Clínico especialista em Terapia Analítico Comportamental, publicado no jornal Patos Agora, de Patos de Minas/ Minas Gerais. No texto, o autor busca analisar as principais fontes de influência que podem favorecer o suicídio e dá dicas para identificar e manejar o comportamento suicida. Clique e Acesse.
  • Matéria produzida pelo jornalista Farley Rocha, do Jornal Patos Hoje, para a qual o Psicólogo Esequias Caetano contribuiu falando sobre como identificar os sinais de risco de suicídio em um amigo ou familiar e como ajudá-lo. Clique e Acesse.
  • Entrevista de Roberto Alves Banaco sobre Suicídio. O analisa do comportamento fala sobre as experiências que podem favorecer o suicídio. Clique e Acesse.
  • Cartilha de Prevenção ao Suicídio do Ministério da Saúde. O documento é um dos mais completos disponíveis e aborda desde os fatores de risco e proteção até estratégias para abordar pessoas em risco de suicídio. Clique e Acesse.
  • Cartilha de Prevenção ao Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria. O documento aborda, de forma detalhada, os fatores de risco, fatores de proteção e estratégias de combate ao suicídio.  Clique e Acesse 
  • Vídeo da Associação Brasileira de Psiquiatria sobre suicídio. Os participantes discutem a relação entre suicídio e doença mental.

 

  • Cartilha direcionada a Jornalistas, publicada pela Organização Mundial da Saúde. O documento fala sobre o que fazer e o que não fazer ao abordar o suicídio. As instruções são úteis não apenas para os veículos de mídia, mas para todos os interessados em falar sobre o tema. Clique e acesse.
  • Site do Centro de Valorização da Vida. A instituição é a mais tradicional ONG brasileira de atendimento a pacientes suicidas. Se você se identifica com algum traço de risco de suicídio, entre em contato gratuitamente a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone (141) ou pelo site: Clique e Acesse.
AGENDAR AVALIAÇÃO

    Consulta de Avaliação

    Preencha o formulário abaixo para marcar uma consulta de avaliação inicial e confidencial com um retorno de chamada.