“Não há um manual de perfeição, mas atualmente existem respostas claras e precisas sobre como a criança aprende a se comportar e o que é importante para o desenvolvimento infantil nas interações entre filhos e pais”, afirma Lidia Weber, autora de Eduque com Carinho. A autora é psicóloga e pesquisadora e coordena diversos grupos para pais, crianças e adolescentes. Este livro traz o que há de mais recente em pesquisas científicas sobre educação de filhos e uma nova abordagem que se chama de Psicologia Positiva. 

Disciplinar e socializar uma criança é ensinar autocontrole para que ela possa lidar com as pressões da vida quando chegarem a adolescência e, mais tarde, na vida adulta. Disciplinar é ensinar como estar no mundo e ter boas habilidades sociais; disciplinar é educar com afeto, mostrar regras e valores e estar presente na vida dos filhos. Lidia é pesquisadora e tem coordenado diversos grupos para pais e para adolescentes, e compilou idéias e opiniões importantes. O livro Eduque com Carinho traz reflexões, histórias interessantes, exercícios para treinamento de certos comportamentos e atitudes essenciais, humor e poesia, e os 12 princípios da educação positiva embasados em pesquisas científicas. Eduque com Carinho indica que o exercício da educação dos filhos deve ser uma parceria entre pais e filhos. O objetivo é guiar os pais a se tornarem mais seguros e participativos e, assim, ajudarem seus filhos a se tornarem responsáveis, autônomos, competentes, autoconfiantes e afetivos.
Capítulos do Livro: os 12 princípios da educação positiva. 
Princípio 1 – Amor incondicional 
Princípio 2 – Conhecer os princípios do comportamento 
Princípio 3 – Conhecer o desenvolvimento de uma criança 
Princípio 4 – Autoconhecimento 
Princípio 5 – Comunicação positiva 
Princípio 6 – Envolvimento 
Princípio 7 – Usar conseqüências positivas: reforçar, elogiar, valorizar 
Princípio 8 – Apresentar regras 
Princípio 9 – Ser consistente 
Princípio 10 – Não usar punição corporal, mas conseqüências lógicas 
Princípio 11 – Ser um modelo moral 
Princípio 12 – Educar para a autonomia
O livro pode ser adquirido no site da Editora Juruá, através deste link, pelo valor de R$ 44,90. Ao adquirir seu exemplar, você recebe também um livro para seu filho, com ilustrações e dicas para ele também! 
Sugestão de Leitura – Eduque com Carinho: Equilíbrio entre Amor e Limites, de Lídia Weber