Pra começo de conversa: quem somos NÓS?

Por Hélida Reis
helida@institutocrescer.com
Pra começo de conversa: quem somos NÓS? 1
Por serem humanos e fazerem parte da mesma espécie na Natureza, os nossos colegas acima possuem algumas características em comum: todos eles possuem dois olhos, duas orelhas, uma boca, duas pernas, dois braços, uma cabeça, não possuem asas, não possuem barbatanas, eles pensam coisas, eles planejam, sentem, possuem sensações diversas, possuem linguagem. Possuem coisas em comum. Isso nos permite dizer que: “Em alguns aspectos, nós somos todos iguais”.
Para o ser humano sobreviver, ele precisou aprender a conviver com outros humanos semelhantes a ele: era quase impossível caçar animais ferozes estando sozinho, era impossível aprender a obter o fogo a partir da fricção de duas pedras se não tentasse aproximar-se de alguém que já sabia fazer isso! Do mesmo modo, teria sido impossível hoje termos tantos veículos e computadores à nossa disposição se não houvesse um grupo de pessoas que trabalhasse para essa finalidade. Ou seja…o “Nós”, foi peça fundamental para que o “Eu”, o “Tu”, o “Ele e Ela” tenham tido sucesso!!!!
À medida em que os grupos de pessoas foram se organizando e construindo as vilas, cidades, países e continentes foi necessário que se criassem códigos ou regras para organizar a vida social. Assim, de diferentes formas foram avaliados os modos vidas, as necessidades dos grupos e, hoje, temos a definição universal de que pelo “simples” fato de ser um Ser Humano, um indivíduo é “igual” ao outro na Natureza. Isso confere aos dois a oportunidade de terem seus direitos garantidos, de gozar uma vida digna; assim como a obrigação de cumprir seus deveres.
Pra começo de conversa: quem somos NÓS? 3
E agora, Josés, Marias, Antônios… Então, Quem somos nós? Simples!
1-Somos membros de uma coletividade, chamada Humanidade. 
2-Dentro dela, somos semelhantes uns aos outros, enquanto indivíduos de uma mesma espécie.
3- Para sobrevivermos, precisamos conviver em grupo, em sociedade.
4- Para que seja possível uma sociedade existir, ela precisa de regras, além disso os seus membros precisam cumprir deveres e terem direitos.
Psiu !!! Ei meu colega que é parte do “Nós”: Você já parou pra pensar que o simples fato de existir, de Ser Humano o torna então, em alguma medida, responsável pela sua própria vida e das pessoas que o cerca ?

Um Comentário Esconder comentário

Ótimo texto; Precisamos mexer mais com a consciência de todos nós, sensibilizando-nos de que precisamos do próximo para uma vida mais amena.

Os comentários estão fechados.

AGENDAR AVALIAÇÃO

    Consulta de Avaliação

    Preencha o formulário abaixo para marcar uma consulta de avaliação inicial e confidencial com um retorno de chamada.