Descrição
PÚBLICO ALVO
Estudantes e Profissionais da Psicologia, Medicina/Psiquiatria.
PROGRAMAÇÃO
Os encontros acontecerão às terças-feiras, das 18:00 às 21:00 horas
12/09: Assumindo a postura ACT: Aplicando ACT do começo ao fim como uma terapia baseada em processos no contexto da relação terapêutica Nesse primeiro encontro, os participantes irão revisitar as bases teórico-filosóficas da ACT e de como estas são transformadoras no trabalho terapêutico. Um domínio da ACT implica em “ser” ACT a todo momento na relação terapeuta-paciente e não necessariamente o foco em técnicas ou exercícios específicos. Será discutido o que são processos dessa perspectiva e como implementar a ACT de uma maneira processual em sessão. Serão utilizados role-plays e práticas experienciais.
19/09: Desesperança Criativa: contornando barreiras comuns para o(a) terapeuta. A desesperança criativa é uma etapa crucial em ACT e a mais difícil de se aplicar com fidelidade. Neste segundo encontro, os participantes serão apresentados a uma definição processual do que é desesperança criativa e serão discutidos alguns pontos comuns de dificuldades e como contorná-los. Também será discutido momentos em que a desesperança criativa é contraindicada. Serão utilizados role-plays e práticas experienciais.
26/09: Potencializando o uso da linguagem em terapia para gerar mais impacto nas intervenções O que torna um terapeuta ACT experiente se resume em escolhas: o que dizer, fazer e quando. Também quando não dizer e fazer. Neste encontro, os participantes serão expostos à Teoria das Molduras Relacionais (RFT) e irão praticar, por meio de role-plays, estes aspectos relacionados ao uso de linguagem e de timing das intervenções. Serão utilizadas práticas experienciais.
03/10: Descomplicando o self-como-contexto e colocando-o como aspecto central da terapia. O Self-como-contexto é visto como um conceito bastante complexo, onde muitos estudantes de ACT relatam dificuldades em se apropriar deste conceito. Neste encontro, os participantes serão expostos a uma definição funcional de processos de self e como sua importância é central em psicoterapia.
10/10: O coração da ACT. Como aula final, o conteúdo da aula terá um foco em supervisão de casos clínicos e formulação de caso de uma maneira ativa e experiencial. Participantes terão a oportunidade de trazer casos para discussão e experimentar habilidades dentro de role-plays experienciais com o professor.
As aulas ao vivo acontecem através do Zoom e, posteriormente, a gravação delas é disponibilizada em nossa Plataforma EaD para que você possa rever ou para que consiga assistir caso não esteja presente no encontro ao vivo.
As gravações ficam disponíveis até 18/03/2024.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
Se você participar de todas as aulas ao vivo e das práticas conduzidas, espera-se que ao final do curso tenha aprendido a: (1) Descrever o que é ter um domínio avançado da ACT (2) Utilizar os seis processos da ACT no contexto da relação terapêutica. (3) Utilizar conhecimentos da RFT para potencializar o trabalho terapêutico. (4) Adotar uma “postura ACT” do começo ao fim. (5) Reconhecer problemas com a desesperança criativa e como utilizá-la a serviço dos clientes. (6) Realizar conceituação de caso processual e identificar a conceituação mais como função do que estrutura.
CARGA HORÁRIA
15 horas/aula com certificado
INVESTIMENTO E INSCRIÇÕES
- Investimento: R$ 569.00
- Você pode parcelar em até 12 x (no parcelamento, a operadora de cartão de crédito aplica a taxa de 1,99% +0,49 em cada parcela).
- Pagamento à vista/ via pix: 10% de desconto (entre em contato para solicitar a chave pix: financeiro@ellopsicologia.com.br ou (87) 9 9137-8431
- Membros da Comunidade Ello VIP: 15% de desconto à vista ou parcelado em até 12X.
Atenção: os descontos não são cumulativos Após se inscrever, nossa Diretoria Financeira entrará em contato em até 72 horas/úteis para confirmar sua matrícula. Caso você enfrente alguma dúvida ou dificuldade no processo, por favor entre em contato através do e-mail financeiro@ellopsicologia.com.br ou do telefone (87) 9 9137-8431
O PROFESSOR
Prof. Ms. Raul Vaz Manzione – CRP 06/129230 Psicólogo (Mackenzie) com Qualificação Avançada em Clínica Analítico-Comportamental (Paradigma) e Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (Paradigma/UFPA). Atua como psicólogo clínico, supervisor e professor de instituições de pós-graduação (Paradigma, Ceconte, Atitude Cursos e Ello). É Peer-Reviewed ACT Trainer (Treinador ACT reconhecido e listado pela ACBS internacional em seu processo de revisão por pares) sendo um dos únicos da América Latina. Ministra cursos de ACT e sua relação com a RFT pelo Brasil e no exterior.