O Brasil e o mundo enfrentam, neste momento, um desafio como não se vê há muitos anos: uma pandemia global. Pensando nisso, a equipe da Ello: Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento disponibiliza um compilado de estratégias de enfrentamento produzidas por nossa equipe e por outros grupos de profissionais que tem trabalhado para facilitar o acesso ao conhecimento sobre Regulação e Manejo de Emoções durante a crise. Esta lista será atualizada periodicamente, à medida em que

Estratégias para equilibrar segurança e tranquilidade. Desenvolvemos um guia com estratégias para equilibrar a necessidade de se manter em segurança para não contrair o vírus e a necessidade de manejar emoções diante da situação. Faça o download do PDF clicando aqui.

FACE-COVID (Enfrente a COVID). O psicólogo e pesquisador norte-americano Russ Harris desenvolveu uma habilidade chamada FACE-COVID, acrônimo que em português significa “Enfrente a COVID”. Ela envolve estratégias para manejar emoções intensas, orientar a tomada de decisões, se preparar para momentos difíceis e, claro, se manter em segurança. A habilidade foi traduzida para o português e publicada no Portal Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento pela psicóloga Priscila Rollim e pelo Psicólogo Paulo Gomes. Você pode fazer do download da versão resumida dela aqui ou ler o artigo completo com a tradução aqui.

Lidando com a Preocupação Excessiva. Em tempos difíceis, com futuro incerto, é bastante comum nossa cabeça se encher de preocupações das mais variadas. Se não nos cuidarmos, podemos nos perder nestes pensamentos e, claro, isso tornará as coisas ainda mais difíceis. Pensando nisso, criamos um guia com uma das mais conhecidas habilidades para lidar com a ruminação. O melhor é que ela é muito fácil de usar. Você pode fazer download clicando aqui.

Manejando Conflitos em Casa. Com toda a família em casa, problemas que até então não eram aparentes podem começar a emergir: divisão de tarefas, cuidados com os filhos, falta de tempo para si próprio, entre outros. Consequentemente, os conflitos aumentam. É natural. E saber como manejá-los é essencial para não piorar as coisas. Pensando nisso, criamos um guia com estratégias úteis para manejar conflitos familiares em tempos em que todos acabam passando mais tempo juntos. O material é baseado na cartilha Managing Family Conflict While Home During COVID-19: Intimate Partners da Center for the Study of Traumatic Stress, dos Estados Unidos. Você pode fazer o download clicando aqui.

O que acontece quando não comunicamos nossos limites em nossos relacionamentos. Existem diversos estudos demonstrando a importância e a necessidade dos relacionamentos sociais para nossa saúde física e mental. No entanto, a convivência cria a necessidade de sabermos equilibrar o cuidado com nosso autorrespeito, o cuidado com o relacionamento e com nossos objetivos. Muitas pessoas não sabem como fazer isso e, consequentemente, acabam abrindo mão de uma coisa ou outra. Neste guia, falamos sobre o que acontece quando abrimos mão do auto-respeito para preservar o relacionamento. Quais são as consequências disso? Entenda em nossa cartilha, que você pode fazer do download clicando aqui.

Trabalhando em Casa em Tempos de COVID-19. O distanciamento social criou, para muitos, a necessidade de trabalhar em casa. Isso envolve uma série de desafios e dificuldades que não seriam enfrentados no ambiente de trabalho e, exatamente por ser uma situação nova, muitas pessoas ainda não sabem como lidar com ela. Pensando nisso, criamos uma cartilha com estratégias úteis para facilitar a organização do home-office. Ela é baseada no documento Psychology Works Fact Sheet: Working from Home During COVID, With and Without Children, da Canadian Psychological Association e pode ser acessada clicando neste link.

Não caia em Fake News. Com a enorme quantidade de informações circulando por aí, pode se tornar difícil separar o joio do trigo e decidir em que coisas confiar. Pensando nisso, criamos uma cartilha com algumas estratégias que você pode utilizar para avaliar a confiabilidade das informações que recebe. Você pode acessar clicando neste link.

Para saber quando a lista de estratégias receber atualizações, siga-nos no Instagram @ellopsicologia. Divulgaremos por lá a inclusão de material novo por aqui.

COVID-19: Estratégias de Enfrentamento Emocional
Tags: