Você fica ofendido pelo que os outros falam com muita frequência? É possível encontrar um pouco mais de paz e confiança, recusando-se a levar tudo para o lado pessoal. Este artigo irá mostrar algumas maneiras simples para fazer isso.

Foto: Reprodução

O que é “levar as coisas para o lado pessoal”?

Isso acontece quando você interpreta uma opinião como se fosse reflexo de seu valor pessoal. De fato, algumas observações podem ser sobre o seu valor como pessoa, mas muitos comentários podem não ser sobre você. Quando você aprende a confiar, tudo muda.

Aqui estão alguns exemplos:

Eu não gosto desse vestido.
Esta opinião não é sobre você, mas sim sobre o vestido. Mas, como é você quem o usa, é possível que você ache que o sujeito esteja criticando a sua pessoa.

Você fez um trabalho terrível sobre este relatório.

Mais uma vez, poderia ser sobre você. Mas certamente isso diz do que você fez, o relatório. E não sobre você como pessoa.

Eu não gosto de você.
Isto é sobre você, mas é também uma reflexão feita pela pessoa que comentou. Cada comentário relacionado a você é sempre uma reflexão sobre o comentarista. Se o seu objetivo é levar menos as coisas pelo lado pessoal, então você tem que atribuir significado aos comentários conforme eles realmente são feitos.

As três ideias a seguir podem te ajudar a fazer isso:

1. Pergunte a si mesmo: Isto é algo que eu deveria tomar pessoalmente?

Muitas vezes nós tomamos coisas pessoalmente de modo automático. Pare. Quando você receber uma opinião, pergunte-se como você deve interpretá-la.

2. Se veja do outro lado

Uma vez que cada comentário é um reflexo do comentarista, então a compreensão do comentarista é sempre útil. Aquele que comenta é o outro lado. Se você conhece a pessoa bem, então provavelmente você pode imaginar o que pode estar contribuindo para a sua perspectiva. Isso pode ser extremamente útil.

Por exemplo, vamos dizer que alguém não gosta do seu perfume. Você conhece essa pessoa e percebe que seu pai usava sempre esta colônia. Acontece que essa pessoa foi abandonada por seu pai. E lá vai você achar que isso é algo pessoal. Claro que ele não gosta de seu perfume, mas isso não tem absolutamente nada a ver com você. Todo mundo tem suas razões para interpretar o mundo do jeito que eles fazem. Aproveite o tempo para considerar isto antes de tomar tudo pessoalmente.

3. Separar-se do seu comportamento.

As pessoas costumam comentar sobre o que você está fazendo. É muito fácil levar isso para o lado pessoal. É natural supor que nós somos o que nós fazemos. Se você não gosta do que eu faço, então você não gosta de mim. Isto pode parecer uma questão difícil de superar. No entanto, quando você levar em conta a outra pessoa você pode superar tendo um feedback comportamental.

Eis o porquê: A maioria das pessoas que lhe dão feedback sobre o seu comportamento não está pretendendo dar feedback sobre o seu valor como pessoa. Elas podem criticar seu comportamento, mas ainda respeitar ou mesmo amar você como pessoa. Se você souber aproveitar essa percepção, então pode ser muito mais fácil de aceitar esse feedback.

Estas dicas podem ser valiosas para que você aprenda a lidar melhor com as opiniões do outro e para que não pense que é tudo “com você”.

Fonte: Psych Central

Como deixar de levar as coisas para o lado pessoal