Setembro Amarelo é uma campanha realizada a nível mundial, destinada a instruir as pessoas sobre a realidade do suicídio e as estratégias de prevenção disponíveis.  Ela foi trazida para o Brasil em 2014 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Desde então, anualmente, diversas instituições se engajam na divulgação de informações relevantes sobre o tema.

Em Patos de Minas/ MG, a primeira instituição a se envolver na campanha Setembro Amarelo foi o Instituto Crescer, empresa precedente da Ello: Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento. Em 2014 e 2015 os profissionais da equipe realizaram entrevistas e palestras sobre o assunto de forma gratuita, buscando desmistificar as causas do suicídio e orientar a população sobre como ajudar pessoas em risco. Neste ano Clínica Ello, fundada pelos psicólogos Esequias Caetano e Hélida Reis, ex-integrantes do Instituto Crescer, dá sequência às atividades realizando uma série de ações educativas em empresas, escolas, redes sociais e na mídia jornalística. Como parte destas ações, reunimos abaixo alguns materiais cuidadosamente selecionados para este fim. Confira:

Como compreender o suicídio? – Artigo publicado no jornal Patos Agora, em 02 de fevereiro de 2016.

Como saber se uma pessoa está em risco de suicídio? – Artigo publicado no jornal Patos Hoje, em 19 de fevereiro de 2016.

Onde buscar ajuda para alguém que pensa em cometer suicídio? – Artigo publicado na coluna de Esequias Caetano no jornal Clube Notícia

Aspectos gerais do suicídio e prevenção ao suicídio – Conjunto de artigos publicados no site Comportamento e Sociedade, gerenciado por Tiago Zortea, estudioso do tema.

De que forma jornalistas podem abordar o tema “Suicídio?”  Cartilha desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde com instruções para que profissionais da mídia abordem o assunto de forma adequada.

Suicídio: informando para prevenir – Cartilha do Conselho Federal de Medicina sobre prevenção ao Suicídio.

O que falar e o que não falar quando alguém manifesta intenção de tirar a própria vida – Vídeo gravado pelo psicólogo Diego Souza com informações sobre o que falar e o que não falar ao identificar uma pessoa em risco de suicídio.

Falando abertamente sobre suicídio– Cartilha produzida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) com informações importantes sobre suicídio.

Fique atento!

Ao longo de todo o mês de setembro divulgaremos por aqui, em nosso site, através de nossa fanpage no Facebook e em nosso Instagram uma série de outras informações sobre como identificar pessoas em risco e como ajuda-las.

Acesse a fanpage e clique em Curtir para acompanhar:

Curtir
Clique para Acessar

Siga-nos no Instagram

Instagram
Clique e Acesse: nucleo.ello
Campanha da luta pela vida: saiba mais sobre prevenção ao suicídio

Deixe uma resposta