ANSIEDADE – Não vê a hora de ler sobre isso? Relaxe…

Autor: Rogério Castilho*
E-mail:   contato@rogeriocastilho.com.br
O transtorno da ansiedade generalizada (TAG), segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
ANSIEDADE – Não vê a hora de ler sobre isso? Relaxe... 1
Sim, ansiedade é classificada como doença – mas hoje em dia, o que não é? E como lidar com ela? Em casos extremos, procure ajuda profissional. Nas situações de ansiedade leve ou moderada, saiba que você pode controla-la da maneira mais simples e natural possível: res…pi…ran…do… Assim mesmo, de…va…gar…, profunda…mente. Entenda bem: respirar fundo NÃO significa expandir o peito, mas respirar PARA O FUNDO, fazendo “barrigão” (como os bebês). Experimente fazer agora mesmo: inspire lenta e profundamente, mandando o ar para seu abdômen. Segure por 3 segundos. Solte soprando forte. Mais. Mais! Até sair TODO o gás carbônico. Então, inspire novamente (barrigão!). Segure. 1…2…3… Solte soprando forte. Continue por dois ou três minutos – e perceba como se sente. Uma leve tontura? Sim, seu cérebro está estranhando tanto oxigênio. Há tempos não aparecia por ali!
Repita o exercício pela manhã, à tarde e à noite. Em pouco tempo você se tornará hábil em controlar a ansiedade “apenas” respirando. Oxigenando o sangue, massageando as suprarrenais (que produzem cortisol), relaxando. Seu sistema como um todo, agradece!
*O Prof. Rogério Castilho é Comunicador Social, MBA em Recursos Humanos, Especialista em Hipnose Clínica pela PUC-SP, acadêmico de Psicologia, Mater Practitioner em PNL, instrutor internacional de Hipnose (Brasil-Japão) e possui mais de 30 certificações nacionais e internacionais em Hipnose.
AGENDAR AVALIAÇÃO

    Consulta de Avaliação

    Preencha o formulário abaixo para marcar uma consulta de avaliação inicial e confidencial com um retorno de chamada.