Uma comunicação eficaz é a chave para qualquer relacionamento bem sucedido.

CasalFoto: Reprodução

Estamos sempre ouvindo o quanto é importante uma boa comunicação em um relacionamento, mas o que isso realmente significa? Parece simples e lógico, não é? Você e seu parceiro precisam conversar e expressar seus sentimentos – estarem abertos, serem diretos e honestos. Mais fácil falar do que fazer! Adicionar a emoção humana, diferentes origens personalidades e limitações pessoais na mistura, pode trazer alguns conflitos. Uma boa comunicação não costuma vir naturalmente em um relacionamento de longo prazo, e ambos os parceiros precisam trabalhar para ter seu direito de comunicação para que assim se consiga uma relação harmoniosa.

Aqui estão três dicas de comunicação para ajudá-lo ao longo do caminho:

1. Ouça o que seu parceiro está dizendo.
É muito importante ouvir um ao outro. Como os casais vão supostamente atender às necessidades um do outro, se não houver escuta recíproca? Este tipo de audição não é simplesmente ouvir as palavras, mas implica empatia, sensibilidade e compreensão da mensagem que o seu parceiro está tentando transmitir. Uma boa forma de se certificar de que você realmente compreendeu o que seu parceiro disse é sintetizar suas palavras, sem incluir qualquer juízo de valor, julgamento ou opinião, e em seguida perguntar se foi realmente aquilo que ele quis dizer. Se sim, ótimo, você compreendeu. Se não foi, tente entender melhor.

2. O que você ouviu?
Uma vez que você já ouviu e entendeu o que o seu parceiro está tentando dizer, aja de um jeito funcional. Se é algo que envolve uma mudança em seu relacionamento ou em um comportamento que está incomodando seu parceiro, não há melhor maneira de mostrar que você se importa do que trabalhar na mudança deste aspecto. Se for algo que não consegue mudar, tente negociar, busque um meio termo: o quanto cada um pode ceder? Novamente, é preciso ouvir e entender realmente o que está sendo dito a cada fala do outro.

3. Aprecie os esforços do seu parceiro.
Sempre que você vê o seu parceiro fazendo um esforço para ouvi-lo, agir sobre o que você tem comunicado e até mesmo se comunicando bem com você, não se esqueça de dizer “Obrigado” e mostrar apreço pelo esforço que ele / ela tem colocando em seu relacionamento. Você não seria feliz se o seu parceiro fizesse o mesmo por você?

Fonte: Psych Central

3 dicas para se comunicar melhor com seu parceiro