A Ello: Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento é composta por profissionais que atuam segundo os princípios das abordagens comportamentais de terceira geração, mais especificamente, a Terapia Analítica-Funcional (FAP), a Terapia Comportamental Dialética (DBT) e a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). A marca foi construída de modo que fizesse referência a alguns dos princípios fundamentais das filosofias que fundamentam estas abordagens: o Behaviorismo Skinneriano, o Contextualismo Funcional e a Filosofia Dialética.

A palavra “Elo”, cujos significados são 1) conexão, ligação e 2) cada um dos anéis que compõe uma cadeia, traduz a noção de que o ser humano é fruto de um processo histórico, constituído pelo somatório de sua genética, experiências pessoais de vida e sua cultura que, conectadas, são responsáveis por sua forma de pensar, sentir e agir. Elo traz consigo ainda a noção de que essa construção ocorre de forma transacional – o indivíduo construindo o mundo em que vive e sendo, simultaneamente, construído por ele.

 

Logo - Circulo

Essa transação é ininterrupta, não tem começo, meio e fim – tal qual o círculo formado pelas setas que compõe a logo –, e apenas didaticamente faz sentido separar um do outro. Indivíduo e ambiente são, portanto, partes de um mesmo sistema, são “anéis que compõe uma mesma cadeia” de eventos que vem desde muito antes do nascimento de cada pessoa – afinal, cada pessoa traz consigo uma carga genética importante e já nasce inserida e uma cultura específica, com crenças, valores, costumes e tradições com as quais interage, influenciando e sendo influenciada – e continua se perpetuando através de sua interação com outras pessoas, com o mundo de forma geral e consigo própria. Se perpetua através daquilo que constrói, da vida que constrói. E nosso papel enquanto psicólogos clínicos é tornar o cliente capaz de construir uma vida de qualidade, uma vida valiosa.