-->

Como Equilibrar as Finanças no Final do Ano

Fulgêncio Bomtempo
O mês de dezembro é, para a maioria dos trabalhadores, um dos meses mais esperados do ano (depois das férias). Significa a chegada da segunda parcela do 13º salário! Você já planejou o que fará com esse salário extra? Aqui vão algumas dicas para usar bem esse dinheiro e também dicas para planejar os gastos do início do ano.


13º Salário
O 13º salário não deve ser comprometido ao longo do ano, o que é um caso comum de se ver. Esse comprometimento do salário extra ao longo do ano com compras parceladas e dívidas pendentes tendo o pensamento de que “Com o 13º eu acerto essas pendências”, não é financeiramente saudável.
Esse benefício deve ser planejado e projetado pensando, especialmente, nas contas que virão no próximo ano e não para socorrer as pendências do ano que está encerrando.
Pagar dívidas
Se você chegou ao fim do ano com dívidas, não tem jeito, use o 13º para quitá-las! Negocie, não aceite a primeira proposta e honre esse novo compromisso. Seu credor estará precisando de dinheiro para o fim do ano, use isso a seu favor.
Mas a tarefa não para por aí. Busque alternativas para manter o próximo ano com o orçamento domestico em dia. O Bomtempo Controle Financeiro pode lhe ajudar a monitorar os seus gastos para que você encontre onde está gastando de forma desnecessária e se reorganizar financeiramente.
Compras de Natal e Festas de Fim de Ano
As compras de natal e as festas de fim de ano não devem comprometer todo o seu 13º salário. Lembre-se que existem outras obrigações que também precisam de uma fatia desse dinheiro para serem pagas sem muita complicação.
Você já pode ir se preparando para as despesas de Natal e Ano Novo desde já, isso porque quanto mais próximo for chegando dessas datas, mais altos estarão os preços.
Presentes de Natal: Você não precisa presentear todos os amigos e parentes, um simples cartão, uma mensagem já mostrará que você lembrou daquela pessoa nesse momento festivo. Mas sempre temos pessoas que desejamos e fazemos questão de presentear. Planeje e faça uma lista das pessoas que deseja presentear. Então para essas pessoas já comece a ir as compras, talvez consiga encontrar aquele presente em promoção, ou no mínimo mais barato que na semana do Natal.
Ceia de Natal e Ano Novo: O melhor jeito de fazer uma bela ceia entre amigos e familiares é cada pessoa/casal ficar responsável por montar um prato para compartilhar. Agora um jeito de não estourar o orçamento com a festança é antecipar algumas compras de produtos sazonais que podem encarecer na semana do Natal, como castanhas, nozes, uvas passas, ameixas secas, frutas cristalizadas. (Sempre verifique se a embalagem está bem lacrada e atenção a data de validade.)
IPVA e IPTU
Os impostos! Sabemos que eles existem mas nem sempre nos planejamos para pagá-los e somos “pegos de surpresa”.
Como normalmente são valores mais expressivos é bom deixar uma parte do 13º para fazer o pagamento integral ou pelo menos aliviar o peso das parcelas no início do ano.


Matrícula e Material Escolar
O estudo dos filhos não deve ser considerado como um mero gasto e sim como um investimento no futuro deles, pois carregarão o conhecimento por toda a vida.
No caso da matrícula escolar não há muito o que se possa fazer, é sentar e negociar a melhor forma de pagamento com a escola. Mas busque sempre adequar a escolha da instituição com a realidade financeira da família, de nada adianta buscar a escola mais cara e se endividar com essa decisão.
O material escolar já pode ser planejado com mais tranquilidade. Algumas dicas para economizar na compra dos materiais são:
– Faça a compra em grupo. Busque mais 2 ou 3 pais para fazer uma compra coletiva dos materiais, assim vocês passam a ter maior poder de negociação e consequentemente um preço melhor.
– Compre tudo em uma única papelaria, mas faça cotação em pelo menos 3. Assim você também consegue negociar o preço e realizar uma boa compra.
– Não escolher todos os cadernos com personagens da moda pode gerar um bela economia. E ainda pode ser uma oportunidade para uma lição de educação financeira para os filhos. Um caderno de capa simples tem a mesma qualidade dos demais porém pode ter um preço muito menor.
– Em último caso, não leve os filhos pequenos para escolher o material, isso pode encarecer muito a compra.
Espero que essas dicas lhe ajudem a planejarem melhor os gastos nessa época tumultuada do ano. 
Você tem alguma dica que sempre usa quando chega no fim do ano? Compartilhe conosco nos comentários.
AGENDAR AVALIAÇÃO